Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (193 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página



https://www.bibliaonline.com.br/bo

 CONECT VIA - FAÇA SEU PEDIDO ONLINE.NA PAG DE CONTATOS..

 Cla 33 300x166 Claro TV    Telefone

 71 3179 2829

PUBLICIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Jogar Vídeo-game ...é Pecado?
Jogar Vídeo-game ...é Pecado?

O video-game glorifica a Deus?

Esses jogos cultuam a violência, o adultério e decisões desajustadas (por exemplo: "Estou fora da corrida, por isso vou reduzir meu carro a destroços"). Um cristão só deve tomar parte em atividades para a glória de Deus (1 Cor 10:31).

Jogar video-game é algo que resulta em boas obras?

"Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos" (Ef 2:10; ver também Tit 2:11-14 e 1 Pe 2:15). A preguiça e o egoísmo violam o propósito de Deus. "Por conseqüência, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, aplicando-vos cada vez mais à obra do Senhor. Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão. " (1 Cor 15:58; ver também Gál 6:9-10).

Jogando video-game nós demonstramos auto-controle?

Paulo compara a vida cristã a um atleta que precisa disciplinar seu corpo para obter vitórias nas competições. Cristãos têm a maior motivação para viver uma vida destacada: a eterna recompensa que nos aguarda no céu. "Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros" (1 Cor 9:25-27).

"Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo" (Heb 12:1-3; veja também 2 Pe 1:3-8 e 1 Tim 4:8-12).

Jogando video-game você vai estar aproveitando bem o seu tempo?

Você será chamado a prestar contas sobre a forma com que usa os preciosos minutos de sua vida. "Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus"(Ef 5:15-17). "(...) no tempo que lhe resta para o corpo, já não viva segundo as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus"(1 Pe 4:2; ver também Col 4:5, Tg 4:14, 1 Pe 1:14-22).

Jesus jogaria video-games?

"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito" (Rm 12:2). Cada pessoa deve decidir: "Eu vou servir a mim mesmo ou a Jesus? Vou procurar auto-satisfação ou me prostarei diante do Senhor? Vou procurar primeiro meu próprio entretenimento, meus próprios desejos e minha própria diversão, ou vou dar controle de minha vida a Cristo?"

Jogar video-game passa pelo exame proposto em Flp 4:8?

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." (Flp 4:8). Quando você joga video-game sua mente está focada nas coisas de Deus, ou nas coisas do mundo?

Jogar video-game é algo que se encaixa no propósito de vida cristão?

Paulo escreveu que nos últimos dias as pessoas seriam "... adoradores do prazer, em vez de adoradores de Deus" (2 Tim 3:4). A cultura moderna se adapta perfeitamente a esta descrição. As pessoas gostam de jogar. Os não-cristãos são viciados em entretenimentos como filmes, esportes e rock, porque eles não têm uma outra finalidade que não seja aproveitar a vida antes da morte. Mas estes divertimentos não podem satisfazer verdadeiramente um crente (Ecle 2:1).

Paulo considerava que conhecer, amar e obedecer a Deus devia ser a sua maior prioridade. "Mas tudo isso, que para mim eram vantagens, considerei perda por Cristo. Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com ele. Não com minha justiça, que vem da lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé. Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder da sua Ressurreição, pela participação em seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte" (Flp 3:7-10). Jogar vídeo-game vai mostrar o seu amor por Deus ou seu amor pelas coisas do mundo? (1 Jo 2:15-17).

Jogar video-game é algo que me dará um enfoque sobre a eternidade?

Cristãos têm esperança de eterna recompensa no céu se forem fiéis na terra (Ver Mt 6:19-21 e 1 Cor 3:11-16). Se nos centrarmos na vida eterna em vez de buscar os prazeres da terra, vamos ter empenhado recursos, tempo e corações para o ministério. "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor." (Col 3:1-2; 23-24). Se nossas atividades podem fazer com que percamos a nossa eterna recompensa, que serventia podem ter? (Lc 12:33-37) Os cristãos muitas vezes tentam servir ao mesmo tempo a Deus e aos seus próprios desejos. Mas Jesus declarou: "Ninguém pode servir a dois senhores" (Mt 6:24).

Conclusão: Portanto Deus quer que tenhamos uma vida chata e desinteressante? Não pode ser! Deus nos dá alegrias com o trabalho e com o descanso (Ecle 5:19; Mt 11:28-29; Col 3:23-24). Você deve buscar o equilíbrio entre trabalho e lazer. Deve fazer retiros para descanso como Jesus fez (Mc 6:31), escolher uma atividade edificante. A questão não é se o cristão pode ou não jogar video-game, mas sim se o video-game é uma atividade adequada para o cristão. Será que com isso estarei me edificando, será que estarei mostrando meu amor pelo próximo e glorificando a Deus? O Senhor leva você a segui-Lo apaixonadamente acima de tudo. Prepare-se para eternidade. Sabe por que? Porque todo sacrifício vai parecer insignificante quando nos encontrarmos com Jesus.

 

Publicado originalmente em: https://www.gotquestions.org/Christian-video-games.html

Traduzido por: Rodrigo Rocha, março/2008.