Esses jogos cultuam a violência, o adultério e decisões desajustadas (por exemplo: "Estou fora da corrida, por isso vou reduzir meu carro a destroços"). Um cristão só deve tomar parte em atividades para a glória de Deus (1 Cor 10:31).
"Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos" (Ef 2:10; ver também Tit 2:11-14 e 1 Pe 2:15). A preguiça e o egoísmo violam o propósito de Deus. "Por conseqüência, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, aplicando-vos cada vez mais à obra do Senhor. Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão. " (1 Cor 15:58; ver também Gál 6:9-10).
Paulo compara a vida cristã a um atleta que precisa disciplinar seu corpo para obter vitórias nas competições. Cristãos têm a maior motivação para viver uma vida destacada: a eterna recompensa que nos aguarda no céu. "Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros" (1 Cor 9:25-27).
"Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo" (Heb 12:1-3; veja também 2 Pe 1:3-8 e 1 Tim 4:8-12).
Você será chamado a prestar contas sobre a forma com que usa os preciosos minutos de sua vida. "Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus"(Ef 5:15-17). "(...) no tempo que lhe resta para o corpo, já não viva segundo as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus"(1 Pe 4:2; ver também Col 4:5, Tg 4:14, 1 Pe 1:14-22).
"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito" (Rm 12:2). Cada pessoa deve decidir: "Eu vou servir a mim mesmo ou a Jesus? Vou procurar auto-satisfação ou me prostarei diante do Senhor? Vou procurar primeiro meu próprio entretenimento, meus próprios desejos e minha própria diversão, ou vou dar controle de minha vida a Cristo?"
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." (Flp 4:8). Quando você joga video-game sua mente está focada nas coisas de Deus, ou nas coisas do mundo?
Paulo escreveu que nos últimos dias as pessoas seriam "... adoradores do prazer, em vez de adoradores de Deus" (2 Tim 3:4). A cultura moderna se adapta perfeitamente a esta descrição. As pessoas gostam de jogar. Os não-cristãos são viciados em entretenimentos como filmes, esportes e rock, porque eles não têm uma outra finalidade que não seja aproveitar a vida antes da morte. Mas estes divertimentos não podem satisfazer verdadeiramente um crente (Ecle 2:1).
Paulo considerava que conhecer, amar e obedecer a Deus devia ser a sua maior prioridade. "Mas tudo isso, que para mim eram vantagens, considerei perda por Cristo. Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com ele. Não com minha justiça, que vem da lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé. Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder da sua Ressurreição, pela participação em seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte" (Flp 3:7-10). Jogar vídeo-game vai mostrar o seu amor por Deus ou seu amor pelas coisas do mundo? (1 Jo 2:15-17).
Cristãos têm esperança de eterna recompensa no céu se forem fiéis na terra (Ver Mt 6:19-21 e 1 Cor 3:11-16). Se nos centrarmos na vida eterna em vez de buscar os prazeres da terra, vamos ter empenhado recursos, tempo e corações para o ministério. "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor." (Col 3:1-2; 23-24). Se nossas atividades podem fazer com que percamos a nossa eterna recompensa, que serventia podem ter? (Lc 12:33-37) Os cristãos muitas vezes tentam servir ao mesmo tempo a Deus e aos seus próprios desejos. Mas Jesus declarou: "Ninguém pode servir a dois senhores" (Mt 6:24).
Conclusão: Portanto Deus quer que tenhamos uma vida chata e desinteressante? Não pode ser! Deus nos dá alegrias com o trabalho e com o descanso (Ecle 5:19; Mt 11:28-29; Col 3:23-24). Você deve buscar o equilíbrio entre trabalho e lazer. Deve fazer retiros para descanso como Jesus fez (Mc 6:31), escolher uma atividade edificante. A questão não é se o cristão pode ou não jogar video-game, mas sim se o video-game é uma atividade adequada para o cristão. Será que com isso estarei me edificando, será que estarei mostrando meu amor pelo próximo e glorificando a Deus? O Senhor leva você a segui-Lo apaixonadamente acima de tudo. Prepare-se para eternidade. Sabe por que? Porque todo sacrifício vai parecer insignificante quando nos encontrarmos com Jesus.
Publicado originalmente em: https://www.gotquestions.org/Christian-video-games.html
Traduzido por: Rodrigo Rocha, março/2008.